Vacine-se contra a Dengue!

Aprovada a primeira vacina contra a DENGUE no Brasil

A DENGUE é um problema de saúde pública mundial, sendo o Brasil um dos países mais atingidos. Em 2016 até 24 de dezembro foram registrados 1.496.282 casos de DENGUE, a região sudeste apresentou o maior número de casos 857.013 de registros de notificação (Fonte: Boletim Epidemiológico – Secretaria de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde).

A incidência da doença ocorre nos meses de verão período em que há predominância de calor e chuva, mas tem se estendido durante praticamente o ano todo. Existem quatro tipos de DENGUE ( 1,2,3 e 4) por isto uma mesma pessoa pode se contaminar mais de uma vez.  A transmissão ocorre através da picada do mosquito contaminado AEDES AEGYPIT e o período de incubação da doença é de 2 a 10 dias. Os sintomas podem variar de desde assintomáticos (pessoas que não apresentam sintomas) até sintomas clássicos evoluindo inclusive para complicações como o caso da DENGUE hemorrágica. 

O tratamento da doença inclui repouso, hidratação e analgésicos e deve ser sempre indicado por um médico, não sendo recomendada a automedicação.

 Felizmente desde o segundo semestre de 2016 está licenciada no Brasil a primeira vacina contra a dengue do mundo.  Esta vacina feita por empresa francesa é fruto de mais de duas décadas de estudos envolvendo 40.000 voluntários e já é comercializada em mais de 10 países. Ela confere proteção para os quatro tipos de dengue e pode ser aplicada dos 9 aos 45 anos ( faixa em que ocorre aproximadamente 70% dos casos) o esquema de vacinação é feito em três doses ao longo de um ano com intervalo de 6 meses entre as doses . A eficácia da vacina está em 93% de redução de casos graves da doença, 81% de redução de hospitalizações e  66% de redução de casos de dengue. A vacinação está contra indicada para gestantes e mulheres em amamentação, pessoas com doença febril, em uso de corticóides há mais de duas semanas, realizando tratamento com quimioterapia ou radioterapia, para imunodeprimidos e pessoas que receberam vacinas há menos de 30 dias.

A vacina da DENGUE está disponível no Laboratório Médico Vital Brasil na unidade Matriz centro de Guaratinguetá a aplicação pode ser feita de segunda a sexta das 08:00 às 13:00h, das 14:00 às 17:00h e nos sábados das 8:30 às 12:30h.

 

Fonte: Adriane Campos - Enfermeira responsável pelo serviço de Vacinas do Laboratório Médico Vital Brasil